Loading...

Arrume a sua Casa… Arrume a sua Vida! Dúvida?

Porque não se fala em mais nada e porque o método de Marie Kondo promete convencer até os mais cépticos, vou partilhar convosco a minha experiência!

Foi no inicio do ano passado que comprei o livro desta consultora/organizadora japonesa, fruto de alguma resolução de 2018, pensando que com ele revolucionaria a minha vida ou pelo menos os meus roupeiros… e revolucionei! Mas porque somos acumuladores natos e porque a Sociedade de Consumo em que vivemos assim o exige, volta e meia lá ando eu a encafuar roupa nova, de que efectivamente não preciso, nos roupeiros lá de casa… num misto de culpa, desilusão e muita punição mental!

Assim e porque queiramos ou não, Janeiro é um mês de mudanças… de volta às minhas resoluções de ano novo e depois de ter descoberto, por acaso, a série “Ordem na Casa com Marie Kondo” na Netflix , decidi tirar o livro da estante e voltar a agitar os armários cá de casa, que tal como as nossas vidas… merecem e anseiam por mais e melhor energia!

O Método Marie Kondo propõe-nos uma mudança faseada mas rápida e sem grandes pausas! Curiosas?

Partilho convosco os passos fundamentais:

1º – Coloque toda e cada peça de vestuário no chão ou em cima da cama;

2º – Comece a triagem, colocando em sacos todas as peças que não lhe proporcionam qualquer sentimento positivo. Dê o que já não lhe for útil e envie para a reciclagem o que já não estiver mesmo em condições. É essencial tocar em cada peça, por forma a sentir a energia de cada uma, não se esquecendo de agradecer e se despedir daquelas que não manterá.;

3º – Agrupe as roupas que escolheu manter por categoria (partes de cima; partes de baixo; roupas que devem ser penduradas; meias, roupa interior; acessórios; roupas sazonais; sapatos);

4º – É proibido despromover roupa a “roupa de andar por casa”;

5ª – Organizar a Roupa: Resolva os seus problemas de espaço dobrando-a bem! Primeiro dobre cada lado longitudinal da peça em direcção ao centro e dobre as mangas para fazer uma forma rectangular. Não importa como dobra as mangas. Em seguida, pegue numa das extremidades do rectangular e dobre-o para a outra ponta. Depois dobre novamente em metades ou em três partes. O número de dobras deve ser ajustado de modo que a roupa dobrada quando está na vertical fique à altura da gaveta. Este é o principio básico. No fundo é fazer pequenos rolos com todas as peças, encaixando-as de seguida nas gavetas, por categoria.

6º – No roupeiro a ordem deve ser (da esquerda para a direita): Sobretudos, vestidos, casacos, calças, saias e blusas. Dentro de cada categoria, tente organizar do mais pesado para o mais leve.

7º – Mudança de Estação  O hábito de guardar roupas sazonais já não se coaduna com os dias de hoje. Com a introdução dos ares condicionados r dos aquecimentos, as nossas casas estão menos sujeitas ao clima lá fora. Não é raro ver pessoas de T-shirts em casa, mesmo no inverno. Então está na altura de abandonar este hábito e ter todas as nossas roupas prontas para ser usadas durante todo o ano, independentemente da estação.

Roupa (a minha) arrumada de acordo com o método de Marie Kondo:



Pois é! O Desafio está lançado! Quem alinha?

Boas Arrumações e não se esqueçam de partilhar connosco “os antes e os depois”! 🙂

Fonte: “Arrume a sua Casa, Arrume a sua Vida” – Marie Kondo – Pergaminho

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 
 
 

Este site utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização do mesmo. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies.