Loading...

Dia Internacional do Chá (15/Dez)

Aparentemente o chá foi descoberto na China no remoto ano de 2737 a.c. O Imperador chinês Shen-Nong tinha o hábito de beber água fervida pois acreditava que era melhor para a saúde e um dia acidentalmente umas folhas de chá caíram na água a ferver tornando esta aromática e de sabor agradável.

A cultura do chá terá sido introduzido nos Açores, por Jacinto Leite, um micaelense que, por volta de 1820, criou a primeira plantação em S. Miguel, com sementes trazidas do Rio de Janeiro, Brasil, onde exercia o cargo de comandante da guarda-real na corte de D. João VI. No século XIX o desaparecimento da produção de laranja nos açores impulsionou os membros da Sociedade Promotora Micaelense para o cultivo do chá, tendo este atingido o seu apogeu na década de 50.

Em 1966, de 14 fábricas transformadoras de chá restavam apenas 5. Actualmente sobreviveu uma: a Fábrica de Chá da Gorreana que, desde 1920, utiliza energia eléctrica, aproveitando um curso de água (as outras funcionavam com máquinas a vapor).

O chá provém de uma planta camellia sinensis. Só existe chá branco, preto e verde. E é cultivado na ilha de S. Miguel desde 1883, que se assume assim como o único local da Europa onde se cultiva chá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 
 
 

Este site utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização do mesmo. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies.