Esta é a época em que acreditamos ser possível nos superarmos enquanto seres humanos! Assim, com o intuito de também nós o conseguirmos, abaixo reunimos algumas:
- Opta por uma árvore sintética, que possas reutilizar ao longo dos anos.
- Faz, juntamente com a tua família, enfeites personalizados (com material reciclado) para a vossa árvore de Natal.
- Compra local e sugere a utilização de sacos reutilizáveis nesses pontos de venda.
- Evita o desperdício alimentar – Uma mesa “farta” só faz sentido se for “farta” de Amor e Amizade. Este Natal tentemos consumir de forma mais consciente, reduzindo não só o desperdício alimentar como o sofrimento animal que este envolve. Que tal incluírem um prato vegetariano no menu?
- Opta por beber água filtrada da torneira.
- Utiliza pilhas recarregáveis
- Cola um autocolante “PUBLICIDADE AQUI NÃO” na caixa de correio – Pede na tua Estação dos Correios ou faz tu mesmo(a).
- Compra a granel e opta por guardar as tuas mercearias em frascos de vidro reutilizados.
- Dá uma segunda vida aos teus aparelhos, roupa ou acessórios antes de os substituir de vez. Arranja-os, lava-os, remenda-os e se mesmo depois disso não os quiseres, ofereça ou doa a quem mais precisa!
- Sugere junto da tua família mais alargada (grupo de amigos e familiares afastados), o sistema de “Amigo Secreto” e na mais próxima, faz por comprares não só boas lembranças, mas acima de tudo prendas que sejam efectivamente úteis e necessárias.
- Pede emprestado ou aluga aquelas ferramentas/materiais/bens que só utilizas ocasionalmente. Afinal é isso que nos aproxima… a noção real de que sozinhos não somos nada e que precisar dos outros até que faz todo sentido!
Este Natal, pensa Verde, pensa Global!
Boas Festas!